domingo, 11 de setembro de 2011

Dia 22 - Insulina

Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e é essencial à vida.

Ele é o "agente aduaneiro" das células, ou seja, é ele que atravessa o açúcar da corrente sanguínea para o interior das células, dando a elas a energia necessária para se manterem vivas.

A insulina é fabricada habitualmente, em quantidades fixas e, excepcionalmente, em doses extras, sempre que um volume maior de açúcar entra na corrente sanguínea.

Esse é um dos problemas de se comer muitos alimentos que contenham açúcar ou se transformem nele: forçar o pâncreas a fabricar mais e mais insulina, cansando o órgão.

Além disso, a insulina às vezes passa a ser fabricada em excesso e, rodando em nossa corrente sanguínea, fica procurando açúcar para transportar.  Quando acaba o açúcar, avisa o corpo para ingerir mais --->  É aquela vontade louca de comer farinhas e açúcares!!!!

Como se não bastasse, a insulina impede a quebra de gordura, já que estimula justamente a acumulação. Conseqüentemente, não podemos obter energia das células de gordura e ficamos sem energia.   Também fica prejudicada a produção de alguns neurotransmissores, o que causa o aumento da irritabilidade e depressão.

O autor do livro "Mincir en Beauté" (que está na barra ao lado) diz que o horário de pico de produção normal de insulina é em torno das seis da tarde (18:00 horas) e que esse seria o horário ideal para o consumo de frutas e, eventualmente, doces, dando ao corpo energia sem forçar a produção de insulina extra.  Eu não sei se é verdade, não encontrei outras fontes para essa informação, mas é caso de se pensar.

O fato é que a ingestão de açúcares e amido "pobre" (sem fibras) dá energia ao corpo mas, a seguir, aumenta a fome, fazendo com que a gente coma mais do que precisa e engorde.

É por isso que, nas dietas, não basta reduzir a quantidade de calorias mas, também, selecionar o tipo dos alimentos consumidos.
Por exemplo,  o mesmo amido da farinha de um pão branco, se acompanhado das fibras da casca, é absorvido de forma mais lenta pelo corpo, fazendo com que a glicose decorrente de sua digestão seja  jogada, não de uma vez, mas em parcelas na corrente sanguínea.

Dê uma olhada em:
http://saude.hsw.uol.com.br/celulas-de-gordura.htm

http://aminhadieta.blogs.sapo.pt/2006/07/

Resumo do Dia: 22 (10/09/2011)

Café da manhã: café com adoçante (0), 1 fatia de pão integral light (1), requeijão light (1),  banana (1) e aveia (1) = 4

Lanche:  banana (1)

Almoço:   2 fatias de pão integral (2), 1 hamburguer de carne (4), 1 col manteiga (1), 1 fatia de abacaxi (1), sopa de legumes (1), tomate (0), 1 copo de mate com adoçante (0), doce de abóbora com adoçante (0) = 8

Lanche:  gelatina diet (0), leite com mamão (4)


Total do dia = 17
Total de pontos previstos (entre 68 e 79kg): 22
Pontos flex:   0  (saldo = 35)
Copos de água: 4 + 1 mate + 1 café + 1 leite

Esteira = nada. Andei muito quando saí para fazer compras.

Nenhum comentário: