domingo, 4 de setembro de 2011

Dia 15 - Estocagem

Nosso corpo é um sistema autorregulável.
Quando estamos em um processo de emagrecimento temos que contar com esse fator.

Por exemplo:  se passamos um tempo sem beber a quantidade adequada de água, o corpo diminui o consumo e passa a guardar o precioso líquido, no processo que conhecemos como retenção de líquidos.
Daí que sequer sentimos sede, embora quase não estejamos bebendo líquidos.

Ao contrário, quando estamos ingerindo água com fartura, o corpo a utiliza sem cuidados e, inclusive, libera os estoques (e a gente desincha).
 
É por isso que muita gente reclama que, quanto mais bebe água, mais tem sede.  É verdade, já que o corpo está funcionando com a quantidade normal necessária e os estoques estão reduzidos, pedindo a ingestão de mais líquido (a sensação de sede) quando precisa dele.

A coisa funciona da mesma forma no que se refere à ingestão de energia. 
Se, de repente, o corpo percebe que está sendo obrigado a recorrer aos estoques para sobreviver, ele aciona o sinal de alarme e passa a economizar.

É o que chamamos de queda do metabolismo.  É como se estivessemos rodando no "modo de segurança".  

Por esse motivo, não devemos passar fome (o alarme é acionado) e os médicos recomendam que comamos de 3 em 3 horas, enganando, assim, o nosso corpo, passando para ele a informação de que, do lado de fora, temos fartura de comida e que ele não precisa economizar.

Podemos ajudar, também, ingerindo determinados alimentos que estimulam o metabolismo, como a canela e o gengibre.  Mas só funciona se for de vez em quando, já que se a gente comê-los todos os dias, o corpo também se acostuma e o efeito acelerador deixa de funcionar.



Resumo do Dia: 15 (03/09/2011)

Café da manhã:   café com adoçante (0), 1 pão francês (3), requeijão light (1), banana (1) e laranja (1) = 6

Lanche:  gelatina comum (1)

Almoço:   arroz (2), frango (4), repolho (0), melão (1), 1 água de coco (0), doce de abóbora com adoçante e queijo minas (2), refresco de limão com gengibre (0) = 9

Lanche:   iogurte (2)

Jantar: chá (0), pão (2) , requeijão (1), aletria (4) = 7   (Meu marido não está de dieta.  Fiz aletria para ele.... e não resisti e comi um pedaço!!!!)

Total do dia = 25
Total de pontos previstos (entre 68 e 79kg): 22
Pontos flex:   3  (saldo = 32/35)
Copos de água: 5 + 1 refresco + 1 café + 1 água de coco + 1 chá.

Nenhum comentário: