sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia 6 - Fibras

O consumo de fibras é primordial para a nossa saúde e para que qualquer programa de emagrecimento funcione.

As fibras não são absorvidas pelo nosso organismo. Então, aumentam o volume ingerido sem implicar em aumento das calorias.

Há dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis.

As fibras não solúveis em água produzem um efeito mecânico, de empurrar os outros alimentos.  Este efeito é ótimo porque ajuda a eliminação dos detritos, fazendouma espécie de faxina no intestino, retirando todos os resíduos de alimentos, evitando vários problemas. 

Exemplos: Farinha de trigo integral, farelo de trigo e de aveia, hortaliças, casca de frutas, grãos de cereais integrais, sementes do morango e kiwi.

Já as solúveis em água se transformam em uma espécie de gel.  Assim, como já disse esses dias, passam mais tempo no estômago e, conseqüentemente, diminuem a fome.
Esse gel gruda em parte das moléculas de gordura e açúcar que, assim, são eliminadas do corpo.
Também são importantes para o funcionamento do intestino.

Exemplos: Polpa de maçã, pele de laranja, polpa de morango, banana, tomate, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, flocos de aveia, cevada, cenoura, abóbora, chuchu, chicória, cebola, alho, cereais, aspargos e alcachofra.


CUIDADO:  Para consumir fibras, é preciso ingerir muito líquido.  Secas, elas podem arranhar o interior do aparelho digestivo e causar dores e sangramentos.  Em excesso, também, podem causar fermentação.
Tudo tem medida.

Veja também:  http://www.rotacapixaba.com/colunas/o-que-sao-fibras/



Resumo do Dia: 6 (25/08/2011)  

Café da manhã:   café com adoçante (0), 1 pão francês (3), requeijão light (1) = 4  

Almoço:   sopa de legumes (0), azeite (1), arroz (2), frango (2),  couve-flor (0), salada de berinjela com tomate (0), 1 copo de refresco de caju com adoçante (0) = 5  

Lanche:   refresco de limão com pepino (0), mamão (1) 3 salgadinhos de queijo (6) (basta começar a dieta para ter festinha no trabalho - do bolo eu fugi, embora estivesse lindo, cheio de morangos) = 7

Jantar: chá (0), pão integral (2) , requeijão (1), 2 fatias de peito de peru (1), leite batido com banana (3), salada de alface, agrião e tomate (0), azeite (1) = 8

Total do dia = 24
Total de pontos previstos (68 > 79kg): 22
Pontos flex:   2  (saldo = 31/35)
Copos de água: 7 + 2 refrescos + 1 café + 1 leite + 1 chá.

Nenhum comentário: